contato@drabeatrizohana.com.br    |   

11 de outubro: Dia Mundial de Prevenção à obesidade

Hoje, dia 11 de outubro, comemoramos o Dia Mundial de Combate à obesidade. Muitos não sabem, mas a obesidade é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença crônica, complexa e multifatorial, sendo o combate e a prevenção ações urgentes que devem ser tomadas contra esse problema que vem adquirindo proporções epidêmicas.

No Brasil, a obesidade é considerada um problema de saúde pública e o excesso de peso acomete uma grande parte da população. Para esclarecer, o nosso peso corporal é alterado quando a ingestão de energia não é igual ao gasto. Esse equilíbrio, que é chamado de “balanço energético”, é influenciado por fatores internos e externos do corpo e que interagem entre si.

Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, psiquiátricos, genéticos, comportamentais e ambientais. O diagnóstico da doença é feito através da medição do Índice de Massa Corporal (IMC) e consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30.

Neste dia, o destaque são as ações que podemos tomar para não apenas prevenir a obesidade, mas melhorar o nosso estilo de vida. São elas:

– Praticar exercícios físicos;

– Alimentar-se de maneira saudável;

– Manter o controle o peso (não deixe de se pesar com frequência e ficar atento à variações);

– Beber a quantidade diária ideal de água;

– Realizar um check up médico anual.

Cuide-se!

Fonte: Medical Site