contato@drabeatrizohana.com.br    |   

Emagrecer é perder peso?

Há uma diferença entre perder peso e emagrecer. É possível executar os dois ao mesmo tempo, mas são processos distintos. Peso perdido significa redução do peso total do corpo. Por exemplo, no caso de uma pessoa que pesava 70kg e, ao subir na balança, perceber que agora pesa 65kg. A perda pode ser de líquidos, massa muscular e/ou gordura. Já emagrecer significa, de fato, reduzir o percentual de gordura corporal.  

Mas, como saber o que estou de fato perdendo? Não é a balança comum que nos dá essa informação. Apenas através da Bioimpedância (que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura) e a DEXA (que avalia a composição corporal que permite medir tanto a massa óssea quanto a massa magra e a gordura) você pode obter informações fidedignas sobre a sua composição corporal.

As pessoas costumam focar apenas no peso que a balança mostra e isso nem sempre reflete em uma melhora na composição corporal. Se o que se perdeu foi massa magra, o indivíduo se torna literalmente mais “gordo”, mesmo pesando menos. Explica-se: massa muscular refere-se somente aos músculos, mas a massa magra é o conjunto de músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais menos a gordura, que ocupa mais espaço.

Em uma dieta tradicional de restrição calórica, em que não há uma preocupação nutritiva, é comum perder uma quantidade considerável de massa magra, e essa perda pode desencadear a redução do metabolismo e dificultar emagrecimento e manutenção do corpo a longo prazo. 

O ideal é encontrar, junto ao endocrinologista, uma dieta que permita que você perca menos músculos e mais gordura. Atualmente, algumas dietas permitem que você perca 3 vezes mais peso e 3 vezes menos músculos do que dietas normais. Emagrecer de forma saudável envolve a combinação de atividade física e alimentação adequada.

Para saber se está emagrecendo ou somente perdendo peso é importante se submeter a uma avaliação física de porcentagem de gordura e massa magra, que pode ser feita por um profissional qualificado.

Fonte: Medical Site