contato@drabeatrizohana.com.br    |   

Veganismo: um estilo de vida

Ouve-se muito falar de veganismo, mas ainda se conhece pouco sobre o que se trata, não é? Veganos são pessoas que, na medida do possível e praticável, buscam excluir todas as formas de exploração animal. Esse estilo de vida envolve alimentação, vestuário e até mesmo o uso de cosméticos, por exemplo, abolindo do dia-a-dia tecidos como o couro, a lã e até mesmo produtos testados em animais.

Como a dieta vegana é a do vegetarianismo estrito, ou seja, se alimentam apenas de produtos de origem vegetal, muitas pessoas se perguntam sobre uma possível deficiência de nutrientes.  A resposta é que,  além de muito variada, a dieta à base de plantas é nutricionalmente completa, já que todas as substâncias necessárias ao funcionamento e desenvolvimento do organismo são encontradas nela.

Segundo os especialistas, basta dar uma olhada na variedade de alimentos de origem vegetal para ter uma ideia de como podem sobrar combinações e nutrientes. A refeição tipicamente brasileira é baseada em espécies vegetais, como arroz, feijão, derivados do trigo, farinhas, legumes, verduras, frutas, cacau, açúcar, azeite e óleos em geral, etc.

Somado a esses benefícios, tirar carne, leite e derivados do cardápio pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas, como diabetes, hipertensão, obesidade e alguns tipos de câncer. A explicação é que o menor consumo de gordura saturada e ingestão de vegetais, frutas, grãos integrais e leguminosas produzem níveis igualmente menores de colesterol e LDL. O cardápio verde também promete emagrecer, já que costuma ser menos calórico.

Se você está pensando em adotar o veganismo, consulte o seu médico. Ele poderá auxiliá-lo na fase de transição, fazendo com que a sua experiência seja agradável e saudável.

Fonte: Medical Site